terça-feira, 16 de outubro de 2012

BIMOTOR OU MONOMOTOR?



O conceito de que uma aeronave bimotora é mais segura que uma monomotora foi difundido pelo interesse da indústria em fornecer aeronaves mais sofisticadas e consequentemente mais caras em favor de maiores lucros.

Existe também a sugestão de segurança dos bimotores feita pelos pilotos. Eles investem seu tempo e dinheiro no treinamento de pilotagem em aeronaves mais complexas e de maior porte, fazendo com que a idéia de pilotar um monomotor seja menos nobre, ficando isto a cargo dos pilotos mais jovens e com menos experiência.

Pilotar um bimotor dá status ao seu comandante.

O que geralmente não se leva em conta é que o bimotor, por ser mais complexo, exige um treinamento mais rígido e uma reavaliação deste treinamento muito mais constante, o que na prática raramente acontece.
De acordo com o documento da Federal Aviation Administration P-8740-25AFO-800-1079, "A possibilidade de se envolver num acidente fatal de falha relacionada com motor, é quatro vezes maior num bimotor".

Com o desenvolvimento tecnológico dos motores o termo "parada de motor em vôo" tornou-se praticamente obsoleto. Dentro deste conceito até mesmo os jatos militares mais avançados do mundo são monomotores.

Os monomotores são mais simples de serem operados o que resulta numa carga menor de trabalho para o piloto, que passa a se ocupar com outras questões de segurança. Carregam mais carga por hp de potência, tem seu custo de aquisição e de manutenção muito menores do que o de um bimotor, além de poluírem menos a atmosfera.
Os monomotores de nova geração são tão confiáveis que as taxas de seguro são menores do que a dos bimotores.
O conceito de segurança do monomotor, apoiado em estatísticas governamentais, tem crescido tanto que muitos fabricantes investem no desenvolvimento de monomotores de até 18 assentos, mostrando que por sere mono não precisa ser pequeno.
Com a incorporação do paraquedas balístico de emergência em aeronaves certificadas, os níveis de segurança se elevaram muito sobre os bimotores.
É interessante o fato de em nome da segurança voar-se um bimotor, porém com um piloto só. O ser humano também pode ser considerado uma máquina falível.
Neste caso aeronaves monomotoras equipadas com paraquedas balístico oferecem um nível de segurança impossível de ser alcançado pelos bimotores.
Se os bimotores fossem realmente tão mais seguros que os monomotores, ao longo do tempo de sua existência, já teriam provocado a extinção do conceito monomotor. De acordo com o FAA 70% da frota de aviação geral norte americana é de monomotores.

E você? O que acha?

Fontes:

Federal Aviation Administration
National Transportation Safety Board
It's Sweet to be Single (Pilatus Aircraft Co)

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